Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


ELOÍ BOCHECO: Anotações sobre a prática da leitura

por agb, em 25.04.17

"A prática da leitura promove o aprofundamento do olhar sobre o mundo; auxilia no entendimento e decifração da realidade. Cria instrumentos mentais para ler o mundo e a si mesmo com mais lucidez e criticidade.

Um bom leitor tem mais recursos para ler e avaliar o lado direito e avesso dos discursos sociais,  que circulam através da mídia impressa, televisiva ou pela internet. Ler é um requisito cada vez mais essencial no mundo contemporâneo. Temos hoje excesso de informações. Muito mais informações do que podemos assimilar e processar. O leitor autônomo tem mais condições para avaliar e selecionar, dentre uma avalanche de informações, o que, de fato, interessa para o seu aperfeiçoamento humano e profissional. Ler ajuda a tomar posse do mundo, tomar posse do conhecimento, filtrar informações, transformar ideias, desejos, reivindicações em discurso, em fala mais elaborada e pertinente.

A leitura qualifica toda a relação com o real, uma vez que amplia a visão de mundo do sujeito leitor e permite a elaboração de outras e melhores sínteses sobre o seu universo. (...)"

Eloí Elisabete Bocheco é formada em Letras pela Universidade de Passo Fundo-RS e pós-graduada em Alfabetização e Metodologias de Leitura. Atuou como alfabetizadora,  professora de Língua Portuguesa e Literatura, trabalhou como animadora da biblioteca escolar, foi coordenadora do ensino de língua e literatura, dentre outras atividades ligadas ao ensino.
Para ler o texto completo seguir o link.
Fonte: SALA DE FERRAMENTAS - ELOÍ BOCHECO: Anotações sobre a prática da leitura

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:05



Blogue de António Garcia Barreto

Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D